Total de visualizações de página

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Esquizofrenia em crianças e adolescentes

    As principais características da esquizofrenia são alucinações e delírios sendo que seus episódios têm que durar por mais de seis meses.
    O início da esquizofrenia ocorre durante a adolescência e vai até os trinta anos, sendo que a maioria dos casos se iniciam por volta dos vinte anos de idade. A esquizofrenia antes da adolescência é muito rara, mas pode ocorrer. Os fatores de riscos para que ocorra a esquizofrenia ainda na infância são genéticos, como exposição a alguns medicamentos, desnutrição pré-natal, complicações no parto, descolamento precoce da placenta e lesão cerebral na infância. O suto psicótico em crianças deve ser tratado como uma urgência médica, com avaliações psicológicas. As crianças que têm surtos alucinatórios devem ser encaminhadas ao psiquiatra com urgência para que passem por avaliações e comecem um tratamento. O mesmo se indica para adolescentes. Quanto aos adultos pressupõe-se já em tratamento.
    O fator mais importante que pode desencadear a esquizofrenia na adolescência, além dos fatores genéticos, é o uso de drogas.
    Recomenda-se sempre não confundir doenças com fenômenos religiosos ou de possessões. Também não atribuir os sintomas do doente a defeitos de caráter. A família toda pode participar das ações de encaminhamento. É um ato de humanidade ajudar no socorro dessas pessoas que muitas vezes são incompreendidas dentro da própria família e outras vezes a família não tem informação necessária para identificar o problema e ajudar ao doente.
    Se você conhece alguma pessoa que esteja passando por problemas psicológicos, converse com o agente de saúde para que ela seja encaminhada ao PSF do bairro ou do sítio e possa ser orientada.

Nenhum comentário: