Total de visualizações de página

domingo, 18 de outubro de 2020

Ansiedade excessiva

    A ansiedade exacerbada é um olhar deformado sobre nós mesmos. O alívio pode ser alcançado se voltarmo-nos para as necessidades dos outros. Toda interação saudável com nosso próximo alivia nossas tensões. Se somos ansiosos e nos isolamos, essa ansiedade vai nos trazendo medos, preocupações, majoramento dos problemas, inquietações, irritações, dores e até doenças físicas.
    Carlo Acutis dizia que a felicidade é o olhar voltado para Deus e a infelicidade é o olhar voltado para nós mesmos.
    Quando nos voltamos excessivamente para nós mesmos podemos desenvolver sintomas de ansiedade que podem nos levar a ataques de pânico. Quando nos sentirmos ansiosos procuremos identificar os gatilhos que contribuem para nos tornar ansiosos e tenhamos como meta nos afastarmos deles como, álcool, cafeína, nicotina e outros estimulantes. Dormir bem, ter horários para deitar à noite e levantar cedo da manhã, fazer exercícios ao ar livre como caminhadas, ouvindo músicas suaves, pode nos ajudar muito a controlar a ansiedade. Também é importante evitar jogos, programas televisivos e filmes violentos. Muitas vezes incorporamos o que consumimos, pois o cérebro não sabe identificar o que é ficção e o que é realidade. As cadeias de neurônios estimuladas na realidade sãos as mesmas que são estimuladas na ficção. Mudando o consumo de mídias violentas e negativas e adquirindo o hábito de consumir mídias positivas, belas, suaves estamos estimulando a produção dos hormônios da alegria e do bem-estar, que nos trarão saúde e paz.
    Jesus veio para que todos tenhamos vida e a tenhamos em abundância. Com o tempo de prática de evitar aquilo que nos faz mal e adotar o que nos faz bem, vamos modificar nossos hábitos e adquirir qualidade de vida.

Nenhum comentário: