Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de julho de 2020

Ansiedade de doenças - Hipocondria

Transtorno de ansiedade de doenças, é o que chamávamos de hipocondria. Devido ao sentido pejorativo da palavra, atualmente hipocondria passou a ser denominada de transtorno de ansiedade de doenças. É o medo exagerado de adoecer. Esse transtorno é diagnosticado quando o medo exacerbado de de ter doenças dura mais que seis meses.
Nesse tempo da covid 19, a pessoa que tem TAD  fica a todo momento falando que já contraiu ou vai contrair a covid, mesmo que ela tenha passado a viver trancada em sua casa, a covid fatalmente irá atingi-la. O vírus virá com os entregadores de encomendas, nas bolsas plásticas ou mesmo no ar. Ele atravessará as máscaras, qualquer que sejam elas, e a contagiará.
O papel dos amigos e familiares é compreender a pessoa e estabelecer com ela uma relação forte e acolhedora. Essa pessoa deverá ser encaminhada a um psicólogo, psiquiatra ou psicanalista. Muitas vezes o psiquiatra deverá ser o primeiro a ser consultado, já que essa pessoa necessitará de medicamentos inibidores.
Esse transtorno aparece mais no início da fase adulta e acomete tanto homens como mulheres. Qualquer desconforto físico que essa pessoa tenha, para ela, já é uma doença grave. Ela passa a ir muito aos médicos e a se auto-medicar. Nesse contexto de ansiedade de doenças, os médicos passam a ser incompetentes, na visão dela, pois nenhum acerta os diagnósticos de suas doenças. Elas usam fazer todos os tipos de exames, desde proctologia, sangue e ultrassons etc. Os médicos não encontram nenhuma disfunção física nessas pessoas. Cabe a eles ou aos familiares providenciarem o encaminhamento psiquiátrico.
A pessoa com TAD, pode se prejudicar socialmente, se isolando e dependendo totalmente de familiares para sua manutenção econômica, pois não consegue trabalhar fora. Vive examinando a garganta nos espelhos, examinando a urina, as fezes, apertando a barriga e procurando doenças. Adoece dos rins, ovários,bexiga, gastrite, ouvidos, garganta, dentes e de todas as doenças das quais escuta notícias.
Esse é um transtorno para a vida toda, só alguns se recuperam. Não adianta tentar demover essa pessoa da crença de que ela não tem doenças. Não há muito o que a família possa fazer, a não ser reconhecer que ela tem o transtorno e encaminhá-la a um profissional que possa ajudá-la. É importante que essa pessoa não tenha acesso ao dinheiro para não usá-lo na auto-medicação. É aconselhável não falar muito com ela sobre doenças, já que esse é seu tema predileto. Somente o tratamento com profissionais pode ajudar, mas normalmente essa pessoa não ficará curada.
Há também pessoa acometida de TAD, que se recusa ir ao médico.
O amor é o melhor remédio para todas as doenças.
Próximo tema: Transtorno de Compulsão Alimentar.
Professora Josefa Libório: psicanalista e hipnoterapeuta

Nenhum comentário: