Total de visualizações de página

terça-feira, 25 de agosto de 2020

Quarentena e ansiedade infantil

     A quebra da rotina traz vazios e inseguranças na vida das crianças e dos adultos também, mas aqui vamos refletir sobre quarentena e as crianças em idade escolar.

    Pense como era a vida antes da quarentena; de manhã, levantar, se banhar, tomar café da manhã e ir para a escola. À tarde fazer tarefas e brincar. Se não há mais a ida à escola, as outras atividades podem mudar, como efeito queda dominó. Ficou o levantar e café sem horário, talvez a ausência do se banhar, etc, isso é só um exemplo de quebra de rotina pela manhã, se a criança estuda de manhã, mas se estuda à tarde, também houve a quebra de rotina. Quando vamos para a família, percebemos que a quebra de rotina se dá na família inteira. Então é necessário que toda a família reorganize sua rotina. Essa reorganização restaurará a concentração e a calma da criança que precisa se levantar e saber quais são suas tarefas para aquele dia. Lembrar que o brincar estará incluso. A falta de rotina deixa as crianças mais inseguras, confusas, desorientadas, menos concentradas, cansadas, agressivas, ansiosas e inquietas, sempre procurando o que fazer, trocando constantemente de atividades e passando muito tempo na internet.

    Então as tarefas da família para a quarentena são: reorganização da rotina, com horários fixos para a realização das atividades, diversificar as tarefas das crianças, favorecer os trabalhos manuais, jogos de tabuleiro, quebra-cabeças, atividades físicas, danças, bola ao cesto, leitura, pintura, culinária. (preparar refeições junto com as crianças). Colocar as crianças para conversar, via vídeo com familiares e amiguinhos. Participar das brincadeiras e tirar as crianças da telinha, oferecendo outras alternativas. Lembrar sempre que para tudo deve ter horário

    Os pais, principalmente a mãe, precisam também seguir rotina. Não adianta a mãe organizar a vida das crianças e continuar com a vida dela própria desorganizada. Isso provavelmente vai influenciar na organização da criança. A saúde da família deve ser a primeira preocupação dos pais, tendo isso garantido tudo ficará mais fácil de resolver.

Nenhum comentário: