Total de visualizações de página

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Transtorno de somatização

    Transtorno de sintoma somático é quando os problemas mentais aparecem no corpo físico. Os sintomas podem estar associados a outros problemas de saúde. Eles se caracterizam por a pessoas apresentar pensamentos, sentimentos e preocupações exageradas sobre eles. As pessoas, não cientes do seus problemas psicológicos, acreditam que têm doenças físicas e assim continuam pressionando os médicos por exames e tratamentos de suas dores emocionais. Mesmo que os exames não acusem a doença da qual eles se queixam, elas continuam insistindo em realizar novos exames.
    Esse transtorno, geralmente começa antes das 30 anos. A maioria das pessoas com esse transtorno têm várias queixas de doenças, mas alguns apresentam tipicamente dor. Os sintomas tendem a desaparecer enquanto outros vão surgindo. Sempre, para essas pessoas, elas estão na eminência da morte e as tentativas que os médicos fazem de tranquilizá-las, são interpretadas como se eles não levassem a sério suas doenças. Essas pessoas tendem a achar que os efeitos colaterais dos remédios são assustadores e violentos. Elas leem muitas bulas. 
    Os sintomas somáticos estão ligados aos pensamentos, sentimentos e comportamento exacerbados em relação aos sintomas. Essas pessoas podem se tornar dependentes das outras e ficarem muito alteradas quando não têm suas necessidades atendidas. Elas podem ameaçar ou tentar o suicídio.
    A intensidade e a persistência dos sintomas refletem o forte desejo que a pessoa tem de ser cuidada. Em psicanálise interpretamos como síndrome de abandono, geralmente ocorrido por um dos pais ou por ambos na infância.
    Tratamento: Terapia Cognitivo Comportamental e/ou acompanhamento psiquiátrico.
    Todo incômodo emocional deve ser acompanhado por um profissional da área psi.

Nenhum comentário: