Total de visualizações de página

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Transtorno de tique e síndrome de Tourette

    Tiques são movimentos musculares involuntários, súbitos, rápidos, repetitivos, mas não rítmicos, incluindo sons ou vocalizações. Para o tique ser considerado síndrome de Tourette a pessoa precisa ter os tiques vocais e motores por mais de um ano. A síndrome de Tourette ocorre em 3 homens para cada mulher.

    Os tiques começam depois dos 4 anos de idade e se agravam por volta dos 10 a 12 anos. Durante a adolescência eles ficam mais brandos e tendem a desaparecer espontaneamente. Apenas alguns adolescentes levam os tiques para a vida adulta, aí eles persistem por toda a vida da pessoa. Os tiques podem ser de herança genética. Há famílias que manifestam um mesmo padrão de tiques.

    É preciso levar a criança que apresente tiques a um psicólogo, pois junto com o tique a criança pode ter outros transtornos como déficit de atenção/hiperatividade, TOC e ansiedade. o TDAH é a comorbidade mais comum em quem tem o tique. Os tiques tendem a variar em termos de tipo, intensividade e frequência. Geralmente os tiques não ocorrem durante o sono.

    O tique pode se tornar um motivo para bullying na escola, por isso é preciso que os pais alertem os professores e os funcionários da escola sobre as condições de saúde de seus filhos.

    O tratamento é psicológico e se o tique for muito severo a indicação é psiquiátrica. O tratamento pode ser psicoterápico, psiquiátrico ou os dois combinados. 

Nenhum comentário: