Total de visualizações de página

sábado, 19 de setembro de 2020

Maus-tratos na infância e doenças cardiovasculares

    Em 22 de julho o jornal de saúde, HealthDay News, noticiou um estudo realizado no Reino Unido. Segundo esse estudo todos os tipos de maus-tratos na infância estão associados a um maior risco de doenças cardiovasculares em ambos os sexos.
    Ana Luiza Gonçalves Soares, PhD, da Universidade de Bristol, e equipe, avaliaram associações entre maus-tratos na infância e doença hipertensiva, doença cardíaca isquêmica e doença vascular cerebral em 157.311 voluntários do Biobanco do Reino Unido.
    Entre as mulheres, todos os tipos de maus-tratos foram associados a um risco maior de doença hipertensiva e todos os maus-tratos, exceto pela negligência emocional, estavam associados à doença vascular cerebral. Entre os homens todos os maus-tratos, exceto pelo abuso sexual, estavam associados a um risco mais elevado de doença hipertensiva, e todos os maus-tratos, exceto, pelo abuso físico e sexual, estavam associados a doença vascular cerebral. Nas mulheres essas associações eram amis fortes.
    Esse estudo indica que se preste atenção às pessoas ainda jovens que sofreram maus-tratos na infância para que se façam prevenções precoces que evitem consequências de doenças cardiovasculares.
    Há muito tempo se estuda a interligação entre emoções e doenças físicas: raiva, tristeza, mágoa, frustrações, ódio, inveja, são alguns dos sentimentos que trazem doenças cardiovasculares e outras doenças físicas. Uma descarga de ódio, por exemplo, aumenta os batimentos cardíacos e a adrenalina na corrente sanguínea, o que é normal, mas se essas alterações físicas forem constantes, o físico adoecerá. Não se trata aqui de doenças emocionais, são doenças físicas mesmo que são provocadas por descarga emocionais negativas.

       Pense:
    - Como você experimenta as emoções negativas?
    - Como seu corpo reage às emoções Negativas?
    - Como você responde às emoções negativas?

    Liberte-se daquilo que lhe faz adoecer. Não guarde mágoa, ódio, tristeza, raiva, intriga etc. esses sentimentos alteram as funções corporais e acabam lhe adoecendo.

Nenhum comentário: